Jaú, 28/02/2024 17:48

Policial

Polícia Militar realiza operação interagências na Hidrovia Tietê-Paraná

Ação conjunta com Marinha e Receita Federal fiscalizou embarcações e barcaças de carga na região de Jaú, Itapuí, Bariri e Pederneiras

Boletim Policial de Jaú

Por Henrique Rabadan

19/02/2025 10:33

Polícia Militar realiza operação interagências na Hidrovia Tietê-Paraná Ação conjunta com Marinha e Receita Federal fiscalizou embarcações e barcaças de carga na região de Jaú, Itapuí, Bariri e Pederneiras
Crédito: 27° BPM/I

Nos dias 14 e 15 de fevereiro de 2025, a Polícia Militar do Estado de São Paulo, em parceria com a Marinha do Brasil e a Receita Federal, realizou uma operação interagências no trecho da Hidrovia Tietê-Paraná que passa pelos municípios de Jaú, Itapuí, Bariri e Pederneiras. O objetivo foi fiscalizar embarcações de esporte e recreio, bem como barcaças de transporte de carga.

A operação contou com a participação de equipes do 13º BAEP - Motorizado e Canil, do Policiamento Ambiental e Rodoviário, além do apoio da Base de Aviação de Bauru - Águia e do Centro de Operações da Polícia Militar de Bauru. Durante a fiscalização, 14 embarcações foram vistoriadas e 46 pessoas abordadas. Ações como aplicação de notificações, vistorias em vagões de trens e barcaças com apoio de cães farejadores, bem como orientações aos usuários da hidrovia, foram realizadas ao longo da operação.

A iniciativa tem caráter ostensivo e preventivo, com foco na segurança da Hidrovia Tietê-Paraná, rota utilizada para o transporte de cargas oriundas de diversos estados do país até o Terminal Modal de Pederneiras. De lá, os produtos seguem pela ferrovia até o Porto de Santos.

Além de ampliar a sensação de segurança, a operação também visa reprimir o tráfico de drogas, o contrabando e o descaminho, além de coibir crimes contra o patrimônio na hidrovia. A fiscalização também tem um papel fundamental no combate à pesca e à caça ilegais, garantindo a preservação ambiental e o cumprimento das leis.

A Polícia Militar reforça a importância da cooperação entre as instituições para assegurar a ordem pública e a segurança nas vias terrestres e fluviais do estado.

Gostou desta notícia? Ajude a manter o Jaú Notícias com conteúdo de qualidade pagando um cafézinho para nossa equipe. Contribua com qualquer valor clicando aqui!

Especiais Jaú Notícias

Leia Também

Mais Lidas