O poder do empreendedorismo feminino na sustentabilidade e no desenvolvimento econômico
A ADN Bio transforma óleo vegetal em produtos biodegradáveis e se destaca pela força de mulheres em cargos chave da empresa
Por Henrique Rabadan
06/03/2025 17:49

Crédito: Divulgação
No universo industrial e em setores como a construção civil e usinas, a presença feminina ainda é pequena. Mas isso não impediu Adriana Machado de empreender e criar a ADN Bio, uma empresa que transforma óleo vegetal em produtos biodegradáveis de alta performance industrial. A proprietária, assim como outras mulheres empreendedoras, protagoniza uma trajetória que inspira e reforça o impacto do empreendedorismo feminino no setor da sustentabilidade e no desenvolvimento econômico. Apesar do crescimento da participação de mulheres em diversos setores, a presença delas ainda é pequena no setor industrial e no mercado de produtos biodegradáveis.
“Quando iniciamos, o mercado de desmoldantes era muito mais dominado por homens do que é hoje. Atualmente, a construção civil está bem mais receptiva com o público feminino e inovações tecnológicas em relação aos produtos utilizados. A nossa voz ainda é algo novo para o segmento, mas ganha cada vez mais força”, relata Adriana Machado, fundadora e sócia proprietária da ADN Bio.
A liderança feminina não traz apenas diversidade ao setor, mas também uma abordagem criteriosa e estratégica para a sustentabilidade e a gestão de negócios. “O trabalho feminino é detalhista e atento, o que gera mais produtividade e efetividade no trabalho. Além disso, apoiamos outras mulheres a seguirem seus sonhos, independentemente da área escolhida. Por mais árduo que seja o caminho, a chegada sempre vale a pena”, afirma a engenheira ambiental da ADN Bio, Laís Caldas, que começou como estagiária e hoje segue com cargo de liderança na empresa.
Mesmo com tantas barreiras, a mudança já está acontecendo. A procura por produtos verdes está crescendo, e isso permite conquistar um mercado mais abrangente. Só no ano passado, foram produzidos cerca de 680 mil litros de produtos biodegradáveis como desmoldantes, desengraxantes, saneantes, entre outros que substituem os químicos tradicionais utilizados em processos industriais, atendendo às normativas trabalhistas e ambientais.
A expectativa de crescimento para 2025 é de aproximadamente 15% nas vendas no primeiro semestre, além de exploração de nichos de mercado com lançamentos de novos produtos voltados ao setor de fibrocimento e telhas de cerâmica.
A caminhada
A história da ADN Bio começou em 2011, quando Adriana Machado, então aluna de pós-graduação em logística empresarial na UNESP, precisou desenvolver um plano de negócios para o trabalho de conclusão de curso. O interesse pela logística reversa de óleo vegetal pós-uso e a vontade de empreender ao lado do irmão deram origem a um projeto que logo ganhou vida.
"Eu sempre acreditei que a ADN seria reconhecida um dia. Para chegar até aqui não foi nada fácil, mas valeu a pena enfrentar cada obstáculo. Enfrentei meus medos, superei rejeições e dificuldades financeiras ao longo desses 13 anos, mas cada degrau alcançado é uma grande vitória”, comenta Adriana.
Já Laís Caldas ingressou na ADN Bio como estagiária de engenharia ambiental e hoje é uma das líderes da empresa, coordenando o projeto "Coletar para Transformar", voltado para a educação ambiental. “Os valores da ADN Bio se assemelham muito aos meus valores pessoais, o que faz com que o ambiente de trabalho seja leve e generoso para meu crescimento. Hoje tenho autonomia para coordenar projetos que mostram a importância da preservação ambiental para as futuras gerações”, finaliza a engenheira.
Sobre ADN Bio
A ADN Bio, sediada em Agudos, São Paulo, está no mercado desde 2011 e é uma empresa focada na produção sustentável de produtos biodegradáveis através da logística reversa do óleo vegetal residual. Ela conta com diversas linhas de produtos como desmoldantes, desengraxantes e saneantes, todos Bio. A empresa é reconhecida por seu compromisso com a proteção ambiental e atende todas as normas de segurança na produção de seus produtos, oferecendo soluções que reduzem custos e impactos ambientais. A ADN Bio também desenvolve projetos de conscientização ambiental e da coleta de óleo vegetal residual em parceria com escolas, prefeituras e empresas, promovendo a sustentabilidade e beneficiando comunidades locais.
Para saber mais acesse:
https://www.adnbio.com/