5 dicas para conseguir um emprego temporário no varejo até dezembro
Especialista da Luandre explica os principais fatores que podem garantir uma vaga de emprego
Por Henrique Rabadan
19/10/2023 12:28
Crédito:
São Paulo, outubro de 2023. Dados da FeComércio de São Paulo (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo) mostram que os setores de Serviços e Comércio abriram mais vagas de empregos formais do que fecharam no intervalo entre janeiro e julho de 2023, na capital paulista.
O comércio teve, em julho, o melhor resultado mensal desde novembro do ano passado, puxado pela demanda da força de trabalho em segmentos como de alimentos e medicamentos. E a Confederação Nacional do Comércio tem boas perspectivas para o fim do ano, quando a projeção é que ao menos 110 mil vagas temporárias sejam abertas.
Na reta final de 2023, o varejo está ainda mais aquecido com a proximidade de Black Friday, Natal e Ano Novo. “Percebemos que as empresas começaram a contratar mais cedo, neste ano. Isso acontece pela alta demanda para formar times que trabalharão já a partir de outubro”, explica Débora Herdeiro gerente de Operações da Luandre, uma das maiores consultorias de RH do país.
Para a especialista, esta é uma excelente oportunidade para quem está em busca de uma recolocação no mercado ou primeiro emprego: “selecionamos pessoas com e sem experiência a depender da vaga, podendo ser uma boa chance para quem está procurando o primeiro emprego e até mesmo conseguir uma efetivação ao fim do contrato temporário”.
Débora lista 5 dicas para conquistar um emprego temporário. Confira:
- 1) Mostre-se interessado (a)
É muito importante que o candidato se mostre interessado na vaga. Por isso, buscar informações sobre a empresa antes da entrevista é sempre importante. Depois da contratação, se manter proativo é um comportamento que aumenta as chances de efetivação.
- 2) Mantenha o currículo atualizado
O currículo é o cartão de visita dos recrutadores. O candidato deve se atentar a informações básicas como número para contato e e-mail. Além disso, é importante se certificar que as experiências que constam no currículo estão atualizadas. E sempre incluir palavras-chave para que o sistema de seleção consiga identificar rapidamente o currículo.
- 3) Permita-se aprender!
Demostrar que está disposto a saber mais é fundamental na hora da entrevista. Mostrar que não tem experiência, mas que tem vontade de aprender transparece maturidade e boa vontade – aspectos que os recrutadores levam muito em consideração.
- 4) Busque vagas nos lugares certos
Cuidado na hora de buscar uma oportunidade. Hoje existem plataformas digitais que permitem que os candidatos façam o cadastro de currículo e se candidatem às vagas disponíveis de forma gratuita, como é o caso da Luandre que está com mais de 8.000 oportunidades a nível Brasil.
- 5) Esteja disponível!
Como as contratações para as vagas temporárias são rápidas, é muito importante que o candidato esteja disponível para entrevistas e início imediato.
Sobre a Luandre
A Luandre Soluções em Recursos Humanos tem mais de 50 anos de atuação e oferece soluções técnicas e inovadoras na área de RH. Em 2020, a empresa chegou à marca de 4 mil clientes atendidos, 60 mil profissionais administrados ao longo do ano e banco com mais de 3,8 milhões de currículos cadastrados. Há 20 anos consecutivos, concorre ao prêmio Top Of Mind RH, o qual já venceu dez edições, na categoria "Temporários e Efetivos", sendo a atual vencedora.
Em 2022, foi reconhecida como “Best Work Places”, e um dos melhores Fornecedores para RH. Com soluções em Recrutamento e Seleção, Trabalho Temporário e Administração de Pessoal (Temporários e CLT), é uma consultoria referência no segmento.
Atualmente, possui 12 unidades: São Paulo (Centro, Sul, Alphaville, Santo André, Guarulhos, Campinas e Jundiaí), Rio de Janeiro (Rio de Janeiro), Paraná (Curitiba), Pernambuco (Recife), Minas Gerais (Belo Horizonte) e Rio Grande do Sul (Porto Alegre), com estrutura e capacidade de atendimento em todo o Brasil.