COMO GANHAR DINHEIRO COM MINHAS COMPOSIÇÕES
Veja 6 maneiras de ganhar dinheiro como compositor
Por Henrique Rabadan
25/02/2023 15:31
Crédito:
Antigamente o compositor ganhava muito dinheiro através das vendas de Discos de Vinil e CDs, mas hoje com novas tecnologias o mercado musical mudou e trouxe novos recursos que estão ajudando os compositores a ganharem mais dinheiro com suas composições.
O direito autoral faz parte da antiga e nova era, e é sobre isso que vou falar neste Post.
Apresento 6 maneiras para você, compositor, obter uma renda com suas composições!
- Lançamento nas plataformas digitais;
- Shows ao vivo;
- Liberar uso da música para outros artistas;
- Vender músicas em sites especializados;
- Fazer músicas de encomenda;
- Concorrer a prêmios.
Se interessou por alguma? Então acompanhe o post e veja mais detalhes.
1 - Lançamento nas plataformas digitais
Se você já tem suas composições prontas, gravadas, mixadas e masterizadas. Uma dica importante é colocar suas músicas nas plataformas digitais, como Spotify, Deezer, Apple Music, iTunes, YouTube. Através disso, você consegue ser monetizado a partir do momento em que o seu público clica e ouve sua música.
Para adicionar seu single, álbum ou EP nessas plataformas é necessário ter a gravação da música finalizada, estar filiado em alguma associação Ecad, gerar o ISRC e subir em alguma agregadora digital (Cd Baby ou Onerpm), e pronto! Aí é só fazer um bom Marketing de lançamento, para que todos os fãs acessem e te ouçam nas plataformas.
Precisa de ajuda com tudo isso? Entre em contato com a CRINAP, que ela vai te ajudar!
2 - Shows ao vivo
A primeira forma para o recebimento em um show ao vivo é através do cachê em si, que pode ser gerado pelo couvert artístico ou valor estipulado pelo estabelecimento, bar, restaurante, festival etc.
Outra forma é através do direito autoral, nesse caso, não necessariamente o compositor precisa estar tocando ou cantando no show para receber os devidos direitos, só pelo fato da criação musical ser sua e alguém executar a composição (o famoso “cover”), você tem o direito de receber a porcentagem como autor da música.
Para os pagamentos ocorrerem, a obra e fonograma devem estar cadastrados no Ecad, no qual obtém o código ISRC. É através desse código que o Ecad identifica sua música e consegue repassar os valores recebidos pela execução no show ao vivo.
O evento, bar ou restaurante tem a obrigatoriedade de pagar ao Ecad quando há uma execução pública de músicas alheias.
3 - Liberar uso da música para outros artistas
Se você não quer ser seu próprio cantor e compositor, quer apenas ser o compositor, saiba que isso é possível e você pode ganhar dinheiro com isso. Nesse caso, você libera sua música para outros artistas gravarem e renderem no Spotify, Deezer, iTunes, ou através de shows, execução em rádios, TVs.
Do valor total do fonograma, 2/3 ficam para a parte autoral.
Antes de liberar sua composição, certifique-se de que a pessoa que gravou está adicionando você como autor/compositor na plataforma de cadastro de obras da Abramus (essa que indico!). Não entregue para qualquer um, sua obra é a mais preciosa que você tem, então libere para alguém em que confie bastante.
4 - Vender músicas em sites especializados
A primeira maneira de vender músicas é criar composições personalizadas (sob encomenda). Muitas pessoas procuram compositores que criam músicas baseadas nas ideias do cliente.
Outra maneira é através de sites que são bancos online de músicas, geralmente para músicas instrumentais, em que as pessoas compram para usar em vídeos do YouTube, vídeos Institucionais, trilhas sonoras, trabalhos audiovisuais, produções independentes para rádios e televisão.
Nos dois casos, a obra pode ficar livre de direitos autorais se o compositor ceder os direitos autorais para o comprador.
Lembrando que tudo depende da negociação entre o compositor e o comprador.
Lista de alguns sites de bancos online de música:
5 - Faça músicas de encomenda
Procure fazer jingles, músicas para TV, teatro, cinema e propagandas políticas.
São diversos nichos que rendem muito dinheiro e em cada um desses você pode ter uma carreira diferente. Há um leque de possibilidades para o compositor nessa área.
Essa é uma maneira de monetizar sua carreira mesmo que não faça música instrumental, em muitos desses nichos entram músicas cantadas que contém letras.
6 - Concorrer à prêmios
Para concorrer a prêmios, você deve se inscrever em festivais de música autoral ou concursos de composição.
No festival não necessariamente você precisa ser a pessoa que vai tocar ou cantar, tem a possibilidade de encontrar um intérprete para executar sua composição que vai concorrer aos prêmios.
Então você será apenas o compositor da obra.
E no final poderá dividir o prêmio com esse intérprete.
Se você encontrar dificuldades e falta de tempo em realizar todos os procedimentos voltados ao direito autoral, entre em contato com a Agência CRINAP, é um canal especializado em direitos autorais, lançamentos de músicas, entre outros, que vai te tirar todas suas dúvidas e até mesmo realizar esses procedimentos burocráticos.
Gostou? Compartilhe com seus amigos músicos e compositores para ajudá-los!