Polícia Civil cumpre 36 mandados de busca em operação que combate exploração sexual infanto-juvenil

Um dos investigados foi preso; a ação foi realizada em conjunto com policiais de outros 12 estados

  • Por Karla Neves/Polícia Civil
  • 11/10/2023 16:43
Polícia Civil cumpre 36 mandados de busca em operação que combate exploração sexual infanto-juvenil Polícia Civil
Crédito:

Policiais da 4ª Delegacia de Repressão à Pedofilia do Departamento Estadual de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), iniciou nesta terça-feira (10) a operação "Bad Vibes", em conjunto com a Polícia Civil de outros 12 estados, sendo Espírito Santo, Goiás, Santa Catarina, São Paulo, Ceará, Bahia, Pará, Paraná, Rondônia, Piauí, Rio Grande do Sul e Sergipe. Um dos alvos da investigação foi detido.

A operação tem como objetivo combater a exploração sexual de crianças e adolescentes. A iniciativa foi coordenada pelo Laboratório de Operações Cibernéticas da Diretoria de Operações Integradas e Inteligência (Ciberlab/Diopo), da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp).

A ação integrada teve como ponto de partida informações fornecidas pela agência Homeland Security Investigations (HSI), da Embaixada dos Estados Unidos em Brasília, com base em investigações anteriores realizadas pelo órgão em Pretória, na África do Sul, que identificou a participação ativa de brasileiros nesses grupos. Durante as buscas, a equipe localizou um dos suspeitos.

As investigações foram conduzidas pelas instituições estaduais e resultaram no cumprimento de 36 mandados de busca e apreensão e 5 mandados de prisão temporária contra os envolvidos em crimes praticados por meio de grupos. Os suspeitos vendiam e consumiam vídeos e fotografias com conteúdo de abuso sexual infantojuvenil, bem como em outras plataformas e dispositivos.

Posteriormente, o suspeito detido foi encaminhado para a 4ª Delegacia de Polícia de Repressão à Pedofilia, que apura e reprime os crimes contra a dignidade sexual de vulneráveis.